top of page

Alerta Laranja do Inmet: Chuva Intensa e Ventos de Até 100 km/h em SC

Atualizado: 27 de jan.

O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros em 24 horas, segundo o Inmet

Alerta vai até a manhã desta sexta-feira (8) (Foto: Ricardo Wolffenbüttel, Arquivo Secom)
Alerta vai até a manhã desta sexta-feira (8) (Foto: Ricardo Wolffenbüttel, Arquivo Secom)

Santa Catarina está entre os estados com alerta laranja para chuvas intensas entre esta quinta (7) e sexta-feira (8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 quilômetros por hora.


O alerta foi emitido também para áreas do Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e para todo o Estado do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Goiás e no Distrito Federal.


Em Santa Catarina, o alerta é para regiões como o Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte. O aviso segue até a manhã de sexta.


Chuva intensa causou estragos em SC


A chuva já tem causado estragos em Santa Catarina desde terça-feira (5). De acordo com a Defesa Civil do Estado, as fortes precipitações são causadas pela passagem de uma frente fria, acompanhada pela circulação marítima.


Até agora, as regiões Oeste e Extremo Oeste foram as mais afetadas. Em São Domingos, ao menos 12 casas foram atingidas por inundações, e quatro ruas precisaram ser interditadas. Os Bombeiros Militares resgataram 16 pessoas, assim como animais. Duas delas precisaram de atendimento médico e foram encaminhadas ao Pronto Socorro.


No Extremo Sul, as cidades de Jacinto Machado, Meleiro e Timbé do Sul tiveram interdições de vias. Em Jacinto Machado, uma ponte sobre o Rio Pinheirinho rompeu. Os danos ainda estão sendo avaliados.


Na Foz do Rio Itajaí, Itajaí e Navegantes foram registrados alagamentos pontuais. Em Luiz Alves houve pontos de enxurradas e deslizamentos, e as aulas foram suspensas. Não há registro de desalojados ou residências atingidas, no entanto.


Em Penha, além dos alagamentos e deslizamentos em vários pontos, as aulas também foram suspensas, mas sem impacto direto em casas.


Até a tarde desta quinta, apenas o município de São Domingos sinalizou a necessidade de decretar situação de emergência. Não houve solicitações de itens de assistência humanitária (IAH), de acordo com a Defesa Civil.


Frente fria deixa tempo instável


O tempo instável no Estado tem relação com uma frente fria que atua sobre Santa Catarina nos últimos dias. Esse sistema, que avança rapidamente, trouxe temporais com chuvas intensas. Segundo a Defesa civil, a situação é mais preocupante na Grande Florianópolis, onde o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos.


A partir de sexta-feira (8), a frente fria deve começar a se afastar do Estado. O sol volta a aparecer pela manhã em partes do Oeste e dos planaltos. No litoral e no Vale do Itajaí, o tempo tende a melhorar ao longo do dia. O fim de semana promete tempo firme e predominância de sol em todo o Estado, segundo a Defesa Civil.

Comentarios


bottom of page