Carnaval 2025: Rio Anuncia 482 Desfiles e Uso de Drones nos Megablocos do Centro
- sellsmartdigitalrj
- 28 de jan.
- 5 min de leitura
Prefeitura detalha plano de segurança para a folia, que começa oficialmente no próximo sábado.

O carnaval oficial do Rio já tem data para começar a colocar centenas de blocos na rua. A Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), em coletiva na manhã desta terça-feira, divulgou detalhes da festa, que promete ser maior que a do ano passado. Até o momento, 482 desfiles foram cadastrados junto a pasta e já estão pré-autorizados, precisando apenas cumprir as exigências do poder público para saírem às ruas. São 29 a mais do que na folia passada.
A expectativa da Riotur é de receber 6 milhões de pessoas no Rio para curtir o carnaval de 2025, a partir do dia 1º de fevereiro, próximo sábado. Uma novidade para ajudar na segurança em meio à multidão dos megablocos será a utilização de drones equipados com câmera para monitoramento em tempo real. Dois deles, os blocos da Preta e da Lexa, ficam de fora do desfile por questões de saúde de suas anfitriãs.
Dos blocos com cadastro preliminar, destaque para o Centro, a região que mais reúne desfiles e que segue com o mesmo número do ano passado: 128. A Zona Sul vem em seguida, com 101. Além disso, 64 foram registrados para desfilar na Zona Norte e outros 64 apenas na área da Grande Tijuca, e 34 nas ilhas. A Zona Oeste foi dividida por áreas, tendo cortejos em Jacarepaguá (10); Barra, Recreio e Vargens (16); Grande Bangu e adjacências (28); e demais bairros da região (33).
Os detalhes da festa foram divulgados nesta manhã. No entanto, fora do circuito oficial, já tem bloco na rua desde o começo do mês. São ensaios, aquecimentos e eventos que mostram uma prévia do que esperar para este ano. Sobre os blocos não oficiais, o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, afirmou que são bem vindos.
— Mais de 480 blocos já estão pré-autorizados para desfilar. Agora, eles precisam apenas cumprir as exigências impostas pelos poderes públicos. Vale lembrar que, a cada ano, esse número cresce, e os blocos conseguem desfilar atendendo a essas exigências — afirmou. — Quanto aos blocos não oficiais, é importante destacar que eles são muito bem-vindos na cidade. O ideal é que tenhamos informações sobre eles para que possamos oferecer toda a infraestrutura e segurança, assim como é feito para os blocos cadastrados.
Os preparativos para a folia
Para a segurança, mais de 3.800 câmeras serão usadas para monitorar os blocos espalhados pela cidade. Além disso, uma novidade para este ano é a utilização de cinco drones para acompanhar os megablocos, gerando imagens de monitoramento direto no Centro de Operações Rio (COR). Mais de 500 operadores vão fazer a verificação do material enviado por câmeras e drones ao longo dos dias de carnaval.
Bernardo Fellows afirmou que a prefeitura irá instalar pontos de hidratação pela cidade, assim como no ano passado. A ideia é ajudar os foliões a lidarem com o calor intenso.
— Teremos pontos de hidratação pela cidade, mas nós também alertamos os foliões para que se hidratem, levem garrafas com suas bebidas e utilizem os pontos de hidratação bem indicados nos blocos — destacou Fellows.
A prefeitura planeja espalhar 34 mil cabines de banheiros químicos para atender os foliões.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, afirmou que agentes estarão nas ruas para garantir a legalidade na cobrança dos transportes e assegurar o funcionamento da cidade.
— Nesse período de blocos, fiscalizamos táxis e carros de aplicativos para evitar ilegalidades na abordagem e na cobrança dos clientes, especialmente nas áreas de entrada da cidade. Também faremos o auxílio aos blocos oficiais no encerramento, para que a cidade volte a funcionar assim que o bloco termine — declarou o secretário.
Cerca de 15 mil vendedores foram credenciados para trabalhar durante o Carnaval do Rio. A distribuição dos kits para os selecionados começa nesta quarta-feira, dia 29. Mais de 55 mil ambulantes foram inscritos para trabalhar no evento.
A Secretaria Municipal de Saúde colocará quatro postos médicos e quatro postos pré-hospitalares próximos aos locais dos blocos para atender foliões. Além disso, a pasta preparou 19 leitos, 24 poltronas de hidratação e 157 ambulâncias para possíveis ocorrências.
O secretário Daniel Soranz orientou que moradores e turistas não levem objetos de vidro para a festa de rua. Os ambulantes cadastrados também não poderão vender produtos em embalagens que ofereçam riscos, como garrafas de vidro.
— É importante lembrar para que os foliões não levem garrafas de vidro e coisas perfurocortantes nos blocos do carnaval. A proibição desses objetos na festa diminui muito os atendimentos, tanto na folia quanto no réveillon — destacou o secretário de Saúde.
Em fase de preparativos, já teve início o cercamento de canteiros e monumentos da cidade para este período. Cerca de 1.880 metros de grades baixas serão usadas para proteger a vegetação das ruas. Além disso, 20 mil metros de gradeamento alto será aplicado para proteger diversos monumentos do Centro do Rio, região que abriga os maiores blocos.
Para garantir a limpeza da cidade, a Comlurb disponibilizará 11 mil contêineres de lixo, espalhados em todos os blocos. Mais de 7 mil garis vão trabalhar nos dias do carnaval.
— Mais que dobramos a quantidade de veículos usados na operação de limpeza para este ano. Além disso, utilizamos 2 mil litros de eucalipto no ano passado, e agora passamos para 5 mil, além de outros 20 mil litros de sabão líquido. Tudo isso para deixar o carnaval ainda mais cheiroso — explicou o diretor de Limpeza Urbana da Companhia, Alexandre Campos.
Megablocos
No carnaval 2025, nove megablocos se apresentam. As interdições para os gigantescos cortejos serão feitas a partir das 5h no dia do desfile, com concentração e deslocamento na Avenida Antônio Carlos, no Centro. Vias do entorno vão sofrer mudanças para chegada e saída dos foliões. Todos os bloqueios de ruas provocados pela movimentação dos blocos serão atualizados em tempo real no aplicativo Waze, afirmou a prefeitura.
Neste ano, dois megablocos foram cancelados por motivos pessoais de suas idealizadoras. O Bloco da Lexa, que estreou no Rio em 2023, chegou a ser anunciado para o dia 16 de fevereiro. Como o afastamento da cantora Lexa do carnaval deste ano devido a um quadro de pré-eclâmpsia, o bloco foi cancelado; ela também desistiu do desfile pela escola de samba Unidos da Tijuca. Já o Bloco da Preta não sai novamente, ainda em decorrência do estado de saúde de Preta Gil, que trava uma batalha contra um câncer. Quem debuta na categoria é o SeráQAbre?, com desfile no dia 9 de fevereiro.
Os megablocos que desfilam em 2025 são:
Carrossel de Emoções, em 1º de fevereiro
Bloco Chá da Alice, em 2 de fevereiro
SeráQAbre?, em 9 de fevereiro
Bloco da Gold com Léo Santana, em 15 de fevereiro
Bloco da Favorita, em 22 de fevereiro
Cordão da Bola Preta, em 1º de março
Fervo da Lud, em 4 de março
Bloco da Anitta, em 8 de março
Monobloco, em 9 de março
Comments