Crise no Manchester United: Clube Contrata Técnico do Sporting, Conhecido como Novo Mourinho
- sellsmartdigitalrj
- 1 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Equipe inglesa contratou Rúben Amorim, atual campeão português pelos Leões

Treinador de 39 anos deixa o Sporting como um dos comandantes mais promissores da Europa (Reprodução) Em crise sem precedentes, o Manchester United resolveu apostar no português Rúben Amorim para tentar retomar o caminho das vitórias e se reencontrar como um dos gigantes do futebol mundial. Comparado a José Mourinho, o treinador de 39 anos deixa o Sporting como um dos comandantes mais promissores da Europa.
Amorim assinará contrato até 2027, com opção de extensão de vínculo por outra temporada. Ele ocupará a vaga deixada por Erik Ten Hag, demitido na segunda-feira, e assumirá o United em 11 de novembro. Enquanto isso, os Red Devils serão comandados de forma interina pelo ex-centroavante e auxiliar Ruud Van Nistelrooy.
– Rúben é um dos mais empolgantes e bem avaliados jovens treinadores do futebol europeu. Altamente condecorado como jogador e treinador, seus títulos incluem vencer a Primeira Liga duas vezes em Portugal com o Sporting – escreveu o site do United.
O United é apenas o 14º colocado no Inglês, com 11 pontos em nove rodadas. A equipe soma três vitórias, dois empates e quatro derrotas. No entanto, o time vem de vitória na Copa da Liga Inglesa: aplicou 5 a 2 no Leicester com Nistelrooy no comando e se classificou para as quartas de final.
Ex-meia do Benfica e da seleção portuguesa, o treinador assumiu o comando do Sporting em 2020 quando tinha 35 anos, após uma rápida passagem pelo Braga, com direito a oito vitórias consecutivas e a Taça da Liga. Na época, era chamado de “brincalhão de responsável” pela imprensa local.
De forma progressiva, Amorim mudou a vida do Sporting e alçou o clube ao maior de Portugal (na atualidade). Levou os Leões ao título do nacional após 19 anos e manteve o ritmo. Para se ter uma ideia, a equipe é a atual líder da Primeira Liga, com nove vitórias em nove partidas, além de 30 gols marcados e somente dois sofridos.
A mudança, no entanto, pode bagunçar o Português. Isso porque o Sporting é perseguido pelo Porto, que soma oito vitórias e tem apenas três pontos a menos. Caso o elenco da equipe sinta um efeito negativo pela saída de Amorim, é possível que a competição tenha mudança na liderança em curto prazo.
Amorim será o sétimo português a trabalhar na Premier League. Antes dele, estiveram: José Mourinho (Fenerbahçe), André Villas-Boas (presidente do Porto), Marco Silva (Fulham), Carlos Carvalhal (Braga), Nuno Espírito Santo (Nottingham Forest), Bruno Lage (Benfica) e, agora, Rúben Amorim.
– Rúben Amorim é o sétimo treinador a entrar pela porta que Mourinho abriu – escreveu o jornal português Público.
Campeão da Liga dos Campeões pelo Porto, Mourinho foi contratado pelo Chelsea em 2024, no qual conquistou o campeonato inglês por três vezes, além de três Copas da Liga, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra. O treinador ainda comandou o Manchester United em 2016 e venceu uma Liga Europa.
Rúben Amorim é mais uma prova de como os treinadores portugueses são bem cotados em todo mundo, assim como no Brasil. Valorização que têm muito a ver com Mourinho.
コメント