top of page

Equipe de 400 Especialistas Desenvolve Soluções de IA para Empresas

Saiba como um time de 400 especialistas está criando soluções inovadoras de inteligência artificial para transformar negócios.


O Centro de Excelência Operacional em IA (CeO-IA) conta com um time de mais de 400 especialistas, apoiado por diversas áreas — Foto: Midjourney


A Inteligência Artificial (IA) foi incorporada definitivamente à história da Embratel em 2024, com a criação do Centro de Excelência Operacional em IA (CeO-IA). Um time de mais de 400 especialistas, apoiado por diversas áreas internas da Embratel, trabalha para ampliar o portfólio de soluções digitais baseadas em IA, especialmente aplicações de IA Generativa, e promover a adoção e o uso responsável dessas tecnologias.


“Vamos ampliar o alcance das empresas e ajudá-las na implementação de projetos bem-sucedidos e alinhados a seus objetivos”, diz Mário Rachid, diretor-executivo de Soluções Digitais da Embratel.


O setor financeiro é o primeiro a contar com soluções geradas pelo CeO-IA. Segundo Raquel Possamai, diretora-executiva da Embratel para o Mercado Financeiro, a IA é perfeita para enfrentar importantes demandas e desafios do setor: produtos e serviços seguros, customizados e inclusivos. Outros setores, como varejo, indústria e agronegócio, também estão no foco.


“Um ponto importante é que a IA vem para colocar o cliente no centro das decisões. Nossa iniciativa deve redefinir os padrões de eficiência e inovação, garantindo geração de valor aos negócios”, diz Possamai.


Ilustração desenvolvida utilizando a ferramenta de IA Midjourney — Foto: Midjourney


PRODUTOS DISPONÍVEIS


A IA, assim como todas as tecnologias inovadoras, depende de uma infraestrutura habilitadora, capaz de combinar diferentes soluções e ferramentas que, somadas, entregam o melhor desempenho. E a Embratel está bem posicionada para apoiar as empresas neste cenário, com serviços e produtos maduro sem cloud, segurança, data & analytics, redes privativas 5G, entre outros.


Eles permitem às organizações avançar para o próximo nível em diferentes frentes, incluindo a IA, como explica Andrea Mannarino, diretora de Operações TI da companhia. “Por exemplo, oferecemos um ecossistema de soluções para o armazenamento e o compartilhamento de dados com segurança e temos um pilar de tratamento de dados para acessos personalizados.”


Em paralelo, recentemente a empresa desenvolveu uma série de soluções práticas de aprendizado de máquina e IA para automatizar processos, identificar oportunidades operacionais e antecipar riscos com base em dados. Entre elas, destacam-se o IA Insights, plataforma que analisa documentos, sintetiza e gera novas percepções; e o IA Client Flow, que oferece informações a partir da análise de interações com clientes. Outro recurso é o IA Otimiza App, que automatiza a avaliação de comentários em lojas de aplicativos, ferramenta que ajuda empresas a monitorar a satisfação dos usuários.


IA Client Flow analisa interações com clientes e IA Media Engage gerencia direitos de imagem, com reconhecimento inteligente — Foto: G.lab


O IA Media Engage gerencia direitos de imagens e vídeos com reconhecimento inteligente, o que permite o aprimoramento da organização de acervos. Para a segurança no trabalho, a IA Safety utiliza câmeras e visão computacional para detectar e sinalizar a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), contribuindo para monitorar e tornar mais eficiente a proteção dos trabalhadores.


Por sua vez, a plataforma Lakeit, voltada para Big Data, reúne, processa e correlaciona dados na nuvem, em qualquer escala, permitindo que os clientes realizem análises sem a necessidade de investir em servidores próprios ou desenvolver códigos complexos.





Comments


bottom of page