Com jovens promessas e jogadores experientes, time de Renato Paiva busca mais um título continental.

O início da Libertadores para o Botafogo, que estreia no torneio como atual campeão hoje, às 21h30, contra a Universidad de Chile, no Estádio Nacional de Santiago, marca também o tão esperado início de abril para o alvinegro. Após John Textor, dono da SAF alvinegra, afirmar que o mês representaria o começo da temporada, é fato que o time de Renato Paiva entra para defender seu título na principal competição do continente bem mais encorpado do que iniciou o ano.
Ainda que o planejamento tenha prejudicado os resultados esportivos do Botafogo, que foi eliminado precocemente do Campeonato Carioca e amargou os vices da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, pode-se dizer que pelo menos um dos objetivos da diretoria foi alcançado. Depois de encerrar o vínculo com 14 atletas que estavam no time principal na temporada passada e participaram das conquistas da Libertadores e do Brasileirão, o alvinegro trouxe outros nove reforços e conseguiu rejuvenescer o elenco. Essa era uma meta de Textor e do departamento de futebol do clube, que queria trazer jogadores mais jovens, velozes e técnicos para a equipe.

Em relação aos nomes que saíram, a média de idade era de 29 anos. Já entre os que foram contratados, ela é de 23,8 anos. O elenco do Botafogo tem, agora, média de 26 anos — o que estreou na fase de grupos da Libertadores de 2024, na derrota por 3 a 1 para o Júnior Barranquilla-COL, tinha 26,6.
— Realmente planejávamos ter essas trocas de atletas, e tivemos 11 entradas (além dos nove, também foram contratados Marçal, que deixou o clube e retornou dois meses depois, e Wendel, que só se apresentará no meio do ano). Renovamos elenco, ele está mais jovem e investimos bastante mais uma vez — explicou Thairo Arruda, CEO do Botafogo, ao Sportv.
Novos destaques
A renovação do elenco abriu espaço para que novos destaques surgissem no Botafogo. No setor defensivo, a novidade em relação ao time que ficou marcado no ano passado é o jovem Jair, de apenas 20 anos. Na ausência de Bastos, que ainda está sob o planejamento do departamento médico após a lesão sofrida no joelho esquerdo em fevereiro e não foi relacionado para a partida desta noite, será do defensor contratado junto ao Santos a vaga ao lado de Alexander Barboza.
Adquirido com grande expectativa, por valores que podem chegar a 14 milhões de euros (cerca de R$ 89 milhões), além da liberação de Tiquinho Soares para o Santos, Jair já tem mostrado suas credenciais. O jovem foi elogiado pela atuação na estreia do Brasileirão contra o Palmeiras, quando foi titular.
Alto, com 1,98m, o jovem mostrou bom posicionamento e bastante qualidade na saída de bola. O objetivo do Botafogo com Jair é, além de obter o retorno esportivo, conseguir lucrar com uma possível revenda no futuro. O vínculo do defensor com o clube vai até o final de 2028.
Além disso, quem também teve destaque no confronto contra o Palmeiras no Allianz Parque foi Artur. Titular pelo lado direito do ataque, o novo camisa 7 alvinegro mostrou boas credencias com sua velocidade e a capacidade de atacar os espaços de fora para o meio do campo.
Essa promete ser, inclusive, uma importante arma do Botafogo para a partida de hoje, uma vez que Renato Paiva não terá Savarino pela esquerda — Matheus Martins deve ser o escolhido para a posição, com Santiago Rodríguez correndo por fora.
Comments