Mika Hakkinen: "Hamilton Terá Dificuldades para Dar a Volta por Cima na F1"
- sellsmartdigitalrj
- 2 de jan.
- 3 min de leitura
Bicampeão finlandês acredita que cenário na Mercedes não favorece a recuperação do heptacampeão.

Mika Hakkinen, ex-F1 e bicampeão mundial pela McLaren — Foto: Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images
A falta de confiança demonstrada por Lewis Hamilton na parte final de sua passagem pela Mercedes foi alvo de comentários do bicampeão da F1 Mika Hakkinen e do ex-piloto escocês David Coulthard. Com a transferência bombástica para a Ferrari, o heptacampeão terá a oportunidade de se recuperar, mas a visão de Hakkinen é de que essa será uma tarefa difícil. Para explicar, o finlandês falou como foi sua experiência pessoal em um cenário semelhante:
- Como competidor, se você sente que está perdendo a concentração... isso levou à inconsistência na minha carreira, e esse esporte não gosta disso. Uma vez que você é rápido, você tem que permanecer rápido. As equipes não gostam quando você fica para trás. Você tem que descobrir por si mesmo o motivo, mas é difícil dizer 'então era isso' (que faltava). Lewis já ganhou o campeonato muitas vezes, então posso imaginar como um piloto como ele deve se sentir por dentro - disse Mika, em conversa realizada no "Viaplay".
Dono de seis títulos mundiais, 153 pódios e 84 vitórias com as Flechas de Prata - números recordes em uma mesma equipe, Hamilton foi arrasador entre os anos de 2014 e 2020 e só não conquistou o título em 2016, quando foi superado por Nico Rosberg. Além disso, conseguiu outros feitos gigantes durante a carreira, como os nove triunfos em Silverstone, mais um recorde. Oito deles foram na era Mercedes.
No entanto, depois da perda dramática do título de 2021 para Max Verstappen, com ultrapassagem na última volta após polêmica decisão do diretor de provas Michael Masi de liberar só cinco retardatários para tirarem a volta de desvantagem, a Mercedes viu seu ritmo cair - e Lewis Hamilton também. Foram duas temporadas sem vitórias para o piloto, e a sequência ingrata acabou justamente na corrida em Silverstone. Em Spa-Francorchamps, na Bélgica, o agora piloto da Ferrari também ganhou, mas foi só.

Lewis Hamilton foi 12º colocado no GP do Catar da F1 2024, sua penúltima corrida com a Mercedes — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
O período de entusiasmo do inglês acabou rapidamente, e algumas exibições na reta final terminaram com frustração e declarações pouco usuais de Hamilton. Inconformado com a 10ª posição no GP de São Paulo, Lewis disse que a corrida tinha sido "uma b..." e que pensou em deixar a Mercedes após a prova - ainda faltavam três etapas para o término da temporada da Fórmula 1 naquele momento.
Outro momento de reflexão profunda do heptacampeão aconteceu no GP do Catar. Abalado após a sétima colocação na classificação sprint, desabafou e disse que não se achava mais um piloto rápido.
Diante da desmotivação apresentada por Hamilton na reta final na Mercedes, Hakkinen acredita que a transição para a Ferrari será bastante difícil. Para o finlandês, se recuperar depois de perder a sensação de força mental é uma tarefa árdua:
- Você se sente forte por dentro, 'sim, eu posso fazer isso porque sei como a F1 funciona, como esses carros de corrida funcionam e como os engenheiros trazem mais desempenho para o carro'. Se você perder essa percepção, nem que seja um pouco, é difícil se recuperar. As coisas mudarão de repente no próximo ano? Estou falando com base em minha experiência pessoal, então me pergunto se ele pode sair dessa - questionou.
Coulthard surpreso com mau desempenho
O ex-piloto escocês David Coulthard, um dos principais nomes da Fórmula 1 durante os anos 90 e início dos anos 2000, também deu sua opinião sobre a temporada de Lewis Hamilton e citou o inglês como a maior decepção do ano, ao lado do americano Logan Sargeant, dispensado da Williams. Na opinião de Coulthard, 2024 foi o campeonato mais atípico da carreira de Lewis:
- Sei que é controverso, um sete vezes campeão, uma máquina vencedora, mas nunca vi esse Lewis na Fórmula 1. Eles (outros pilotos) o venceram na classificação, enquanto os grandes têm a velocidade necessária para fazer uma volta de classificação quando realmente importa - afirmou.

David Coulthard e Lewis Hamilton durante evento em 2017 — Foto: Sonia Recchia/Getty Images
Em números, esta foi mesmo a pior temporada de Lewis Hamilton na Fórmula 1. O inglês terminou na sétima colocação, número mais baixo em toda a carreira do heptacampeão na elite do automobilismo europeu. Além disso, também foi o campeonato em que o ex-piloto da Mercedes menos foi ao pódio, ao lado de 2009 e 2013: cinco vezes.
David Coulthard participou da Fórmula 1 entre 1994 e 2008 e foi piloto de Williams, McLaren e RBR. Na carreira, conquistou 13 vitórias e 62 pódios.
A estreia de Hamilton em uma corrida pela Ferrari será em 16 de março de 2025, data de retorno da F1 com o GP da Austrália. No total, estão previstas 24 rodadas.
Comments