top of page

Parque do Desengano: o único ‘dark park’ da América Latina para observação de estrelas

Localizado no Rio de Janeiro, o parque oferece visibilidade excepcional para constelações e características astronômicas.


Parque do Desengano tem vista excepcional para as estrelas — Foto: Divulgação
Parque do Desengano tem vista excepcional para as estrelas — Foto: Divulgação

Você sabe o que é um “dark park”? É um lugar com uma certificação que atesta que a visibilidade do céu é especial naquele ponto. Ou seja, um lugar perfeito para ver astros e estrelas. E você sabia que o único “dark park” da América Latina fica aqui no Estado do Rio? É o Parque do Desengano, que, com seus 2.400 hectares, atravessa os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.


Visitas são gratuitas no Parque do Desengano — Foto: Divulgação
Visitas são gratuitas no Parque do Desengano — Foto: Divulgação

O local tem uma escuridão muito bem-vinda, já que, sem interferência de luz artificial, o céu brilha e ganha destaque, garantindo uma visão arrebatadora da Via Láctea e de diversas constelações, por isso, faz parte do programa “Vem Ver o Céu”, que é gratuito e incentiva as pessoas a se conectarem com o espaço.


— Com a certificação da International Dark-Sky Association (conquistada em 2021), alcançamos um patamar além das fronteiras e das montanhas da unidade de conservação, e podemos dizer que no Parque do Desengano, nem o céu é o limite! Nossos eventos de observação astronômica já alcançaram cerca de 20 países, com diversas publicações em mídias internacionais e nacionais; consolidando a nossa certificação. Venha conhecer o nosso parque do céu escuro — convida o gestor do Parque Estadual do Desengano, Heron Costa.


Há uma previsão de que abril e maio tenham visitas, de acordo com o calendário astronômico, mas tudo pode mudar por conta das condições climáticas. Na última sexta-feira, houve uma edição especial, marcada de última hora, por conta das circunstâncias climáticas excepcionais para a observação do eclipse lunar.


Para ir, precisa ficar de olho na página do Instagram @parquedodesengano e acompanhar o calendário, porque as datas são liberadas bem próximo aos eventos. Aí, basta se inscrever pelo link, que também disponibiliza informações sobre o deslocamento até o parque para uma noite mais que especial.


Programa "Vem Ver o Céu" acontece em pontos de alta visibilidade no Rio — Foto: Márcia Foletto
Programa "Vem Ver o Céu" acontece em pontos de alta visibilidade no Rio — Foto: Márcia Foletto

O programa “Vem Ver o Céu” não acontece apenas no Parque do Desengano. Existem outros pontono estado com excelentes condições para observar estrelas e planetas.

São eles:


  • Área de Proteção Ambiental de Maricá.

  • Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu, em Duque de Caxias.

  • Área de Proteção Ambiental do Guandu, em Nova Iguaçu.

  • Parque Estadual da Costa do Sol, em Araruama.

  • Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis.

  • Parque Estadual Lagoa do Açu, em São João da Barra.

  • Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói.

  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro, em Ilha Grande.


Siga o perfil dos parques para saber do cronograma.


Previsões do céu


Aqui está a lista de datas em que as observações astronômicas estão previstas. Vale lembrar que nebulosidade, chuva e outros fatores podem alterar essas datas.


  • Parque Estadual da Serra da Tiririca, 21 de março e 21 de setembro

  • Parque Estadual dos Três Picos, 28 de junho

  • Parque Estadual da Lagoa do Açu, 22 de março e 21 de junho

  • Associação de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu 20 de junho

  • Associação de Proteção Ambiental do Rio Guandu, 26 de julho


Comments


bottom of page