Parque do Desengano: o único ‘dark park’ da América Latina para observação de estrelas
- Paulo Machado
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
Localizado no Rio de Janeiro, o parque oferece visibilidade excepcional para constelações e características astronômicas.

Você sabe o que é um “dark park”? É um lugar com uma certificação que atesta que a visibilidade do céu é especial naquele ponto. Ou seja, um lugar perfeito para ver astros e estrelas. E você sabia que o único “dark park” da América Latina fica aqui no Estado do Rio? É o Parque do Desengano, que, com seus 2.400 hectares, atravessa os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

O local tem uma escuridão muito bem-vinda, já que, sem interferência de luz artificial, o céu brilha e ganha destaque, garantindo uma visão arrebatadora da Via Láctea e de diversas constelações, por isso, faz parte do programa “Vem Ver o Céu”, que é gratuito e incentiva as pessoas a se conectarem com o espaço.
— Com a certificação da International Dark-Sky Association (conquistada em 2021), alcançamos um patamar além das fronteiras e das montanhas da unidade de conservação, e podemos dizer que no Parque do Desengano, nem o céu é o limite! Nossos eventos de observação astronômica já alcançaram cerca de 20 países, com diversas publicações em mídias internacionais e nacionais; consolidando a nossa certificação. Venha conhecer o nosso parque do céu escuro — convida o gestor do Parque Estadual do Desengano, Heron Costa.
Há uma previsão de que abril e maio tenham visitas, de acordo com o calendário astronômico, mas tudo pode mudar por conta das condições climáticas. Na última sexta-feira, houve uma edição especial, marcada de última hora, por conta das circunstâncias climáticas excepcionais para a observação do eclipse lunar.
Para ir, precisa ficar de olho na página do Instagram @parquedodesengano e acompanhar o calendário, porque as datas são liberadas bem próximo aos eventos. Aí, basta se inscrever pelo link, que também disponibiliza informações sobre o deslocamento até o parque para uma noite mais que especial.

O programa “Vem Ver o Céu” não acontece apenas no Parque do Desengano. Existem outros pontono estado com excelentes condições para observar estrelas e planetas.
São eles:
Área de Proteção Ambiental de Maricá.
Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu, em Duque de Caxias.
Área de Proteção Ambiental do Guandu, em Nova Iguaçu.
Parque Estadual da Costa do Sol, em Araruama.
Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis.
Parque Estadual Lagoa do Açu, em São João da Barra.
Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro, em Ilha Grande.
Siga o perfil dos parques para saber do cronograma.
Previsões do céu
Aqui está a lista de datas em que as observações astronômicas estão previstas. Vale lembrar que nebulosidade, chuva e outros fatores podem alterar essas datas.
Parque Estadual da Serra da Tiririca, 21 de março e 21 de setembro
Parque Estadual dos Três Picos, 28 de junho
Parque Estadual da Lagoa do Açu, 22 de março e 21 de junho
Associação de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu 20 de junho
Associação de Proteção Ambiental do Rio Guandu, 26 de julho
Comments