top of page

Tempestade no RJ: Inmet emite alerta de perigo potencial para esta quinta-feira

Aviso abrange todo o Estado do Rio de Janeiro e indica risco de chuva forte e ventos intensos.


Região Serrana, como Petrópolis, pode ter mais chuva nesta quinta-feira
Região Serrana, como Petrópolis, pode ter mais chuva nesta quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade para todo o estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10). O alerta é válido das 10h às 22h. Com classificação de "perigo potencial", grau de severidade mais baixo dos três da escala. O órgão federal destaca a intensidade da chuva e do vento, bem como possibilidade de queda de granizo.


O Inmet alerta, para os 92 municípios fluminenses, previsão de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, variando de 40 km/h a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.


O alerta também se estende para regiões dos três estados vizinhos com fronteiras com o Rio de Janeiro.


A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, que tem acompanhado o cenário de chuva desde a semana passada, divulgou um boletim com as condições atuais. Segundo o comunicado das 7h30, núcleos de intensidade fraca a moderada estão atuando nas regiões Serrana e Noroeste do estado. A temperatura mínima registrada foi de 11,7°C em Petrópolis.


Segundo o órgão, áreas de instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão próximo à costa continuará provocando chuvas moderadas a ocasionalmente fortes, de forma isolada, em todo estado, principalmente a partir da tarde.


Há previsão de risco hidrológico moderado a alto para todo o estado. Às 9h10, no mapa atualizado em tempo real no site da Defesa Civil estadual trazia 36 municípios com risco moderado, e os demais de baixo a muito baixo.


O risco de deslizamentos também é acompanhado pelo órgão, que traz em sua previsão classificação moderado para todos os municípios fluminenses, com possibilidade de atingir índice alto nas regiões Sul, Serrana, Costa Verde, Metropolitana e Baixada Fluminense.

Comments


bottom of page