top of page

Violência no Rio: Ônibus São Sequestrados e Usados como Barricadas na Zona Norte

Rio Ônibus denuncia que quase 50 veículos foram tomados por criminosos desde o início do ano.


Ônibus sequestrados na Pavuna — Foto: TV Globo/Reprodução
Ônibus sequestrados na Pavuna — Foto: TV Globo/Reprodução

Pelo menos sete ônibus foram sequestrados e usados como barricadas, nesta quinta-feira, em pontos próximos ao Complexo do Chapadão, entre os bairros da Pavuna, Costa Barros, Anchieta e Ricardo de Albuquerque, e nas proximidades da Linha Amarela, na altura do Complexo da Maré, ambas localidades situadas na Zona Norte do Rio. Segundo a Rio Ônibus, este ano, 49 coletivos já foram sequestrados.


Onze linhas que passam pela região da Pavuna estão com a operação prejudicada. Todas as linhas que passam pela Linha Amarela também foram afetadas.


Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, o comando do 41º BPM (Irajá), durante patrulhamento pela Rua Sargento Rego, no Complexo do Chapadão, policiais militares se depararam com suspeitos armados. A PM informou que, durante a ação, houve confronto, e dois suspeitos foram feridos e levados para o Hospital Carlos Chagas. Um suspeito foi detido e dois fuzis foram apreendidos. A ocorrência foi encaminhada para a 39ª DP. Durante uma manifestação, ônibus foram atravessados e após atuação da polícia, a via já foi liberada. O policiamento segue reforçado na região.


Já no Complexo da Maré, a Polícia Militar fez, nesta quinta-feira, uma operação em sete comunidades, para combater o tráfico de drogas e os roubos de veículo.


Confira quais são as linhas dos ônibus sequestrados:


Na Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira e na Rua Alcobaça, na Pavuna:

  • B11517 - 669 (Pavuna x Méier)

  • B11568 - 669 (Pavuna x Méier)

  • B32743 - 779 (Pavuna x Term. Madureira)

  • B32809 - 779 (Pavuna x Term. Madureira)

  • B32624 - SR399 (Pavuna x Passeio)

  • B32523 - 793 (Pavuna x Term. Sulacap)


Na Linha Amarela:


  • A63505 - 919 Pavuna - Bonsucesso


Foram prejudicadas as linhas de ônibus:

  • 384 Pavuna x Castelo

  • SR384 Pavuna x Castelo

  • SV384 Pavuna x Castelo

  • 399 Pavuna x Passeio

  • SR399 Pavuna x Passeio

  • 669 Pavuna x Méier

  • 779 Metrô Pavuna x Term. Madureira

  • SV779 Metrô Pavuna x Term. Madureira

  • 793 Pavuna x Term. Sulacap

  • SP795 Pavuna x Term. Deodoro

  • 799 Metrô Pavuna x Term. Sulacap


Em nota, a Rio Ônibus afirma que "mais uma vez reitera o apelo as autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca".


Procurada, a Polícia Militar informou que houve um confronto entre PMs e homens armados no Complexo do Chapadão. Durante o tiroteio, dois suspeitos foram baleados e dois fuzis acabaram sendo apreendidos. Abaixo, a íntegra da nota enviada pela corporação.


"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, segundo o comando do 41º BPM (Irajá), nesta quinta-feira (10/04), durante patrulhamento pela Rua Sargento Rego, no Complexo do Chapadão, policiais militares se depararam com suspeitos armados. Durante a ação, houve confronto e dois suspeitos foram feridos e encaminhados para o Hospital Carlos Chagas. Um suspeito foi detido e dois fuzis foram apreendidos. A ocorrência foi encaminhada para a 39ª DP."


Em nota, a Rio Ônibus, afirma que "mais uma vez reitera o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca".


Segundo a porta-voz da PM, a tenente-coronel Claudia Moraes, as vias já estão liberadas ao trânsito. Ela afirma que os policiais continuam em operação nas duas regiões da cidade. Na Pavuna, a ação dos bandidos foi uma tática para desviar a atenção de agentes do 41º BPM:


— Numa ação do 41º Batalhão nessa área do Complexo do Chapadão, nós no início tivemos o confronto da Polícia Militar com criminosos. Foram dois criminosos baleados detidos. Mais um outro detido também. Dois fuzis de guerra foram apreendidos também. Os criminosos têm essa estratégia de usarem essa tática de tentar ali criar o caos na região para afastar e desviar a atenção da Polícia Militar. Os policiais imediatamente fizeram as ações ali para poder desobstruir a via — afirmou a militar em entrevista ao RJTV, da TV Globo.


Cláudia Moraes disse que uma das técnicas usadas pelos bandidos é obstruir a via, tirar o motorista do ônibus e tomar a chave, dificultando essa remoção do veículo:


— A estratégia é essa questão de tomar esses ônibus, impedir a circulação e atrapalhar. O objetivo dessas ações é desviar o foco da Polícia Militar — revelou.


A oficial explicou que, no caso da Linha Amarela, os criminosos tomaram um ônibus em razão de outra operação no Complexo da Maré.


— Essa é outra situação. Temos hoje uma operação da Polícia Militar na região da Maré, mais precisamente ali na Vila do João, na Vila dos Pinheiros. Tivemos como uma reação uma tentativa de tomada de ônibus nas imediações da Linha Amarela. Mas também rapidamente a Polícia Militar conseguiu impedir e o ônibus seguiu a viagem. Foi mais uma vez essa tática de desviar o foco da operação policial do Bope e dos batalhões do Comando de Operações Especiais, como Choque, o BAC também. Tivemos uma apreensão de drogas importante.


Cláudia Moraes relatou que a PM continuava nessas comunidades no início da tarde e orientou que a população ficasse atenta:


— A gente está com as operações ali em andamento, então a gente sempre pede atenção por parte da população. As vias estão desobstruídas na região da Maré e do Chapadão. É sempre importante a gente comunicar e orientar a população em relação às vias que estão desobstruídas com a presença da Polícia Militar, mas a gente ainda tem a presença das forças de segurança nessas comunidades. Durante uma manifestação, ônibus foram atravessados e após atuação da polícia, a via já foi liberada. O policiamento segue reforçado na região.


Comments


bottom of page